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TikTok: é uma mídia para todas as marcas?O TikTok, plataforma de compartilhamento de vídeos curtos que conquistou o mundo nos últimos anos, não é mais apenas uma rede social para danças e desafios divertidos. É agora uma ferramenta de marketing poderosa para marcas de diversos setores. No entanto, a pergunta que paira no ar é: o TikTok é realmente uma mídia para todas as marcas?
Vamos começar com os números, os melhores conselheiros na hora de desenvolver estratégias de marketing. O TikTok tem crescido exponencialmente em popularidade, conquistando uma base de usuários diversificada em todo o mundo. Segundo relatório da Business of Apps, a plataforma tem registrado 1,7 bilhão de usuários ativos mensais em 2023, incremento de 17% em relação a 2022, e deve atingir dois bilhões até o final de 2024. Relativamente à receita, gerou US$ 9,4 bilhões no exercício passado, aumento de 100% ano a ano.
Por aqui, dados da DataReportal revelam que o Brasil tem 82,2 milhões de usuários com 18 anos ou mais, número que nos coloca em terceiro lugar no ranking, atrás dos Estados Unidos, com 113,3 milhões, e da Indonésia, com 109,9 milhões.
Quanto aos hábitos, pesquisa do Opinion Box mostra que os brasileiros são bastante engajados no TikTok: 36% dos entrevistados responderam que acessam a plataforma pelo menos uma vez ao dia e 11% deixam o aplicativo o dia todo aberto. Dados ainda mais relevantes para as marcas:
Uma meta-análise da Nielsen mostrou que o TikTok pode trazer retornos significativos para as marcas, com taxas de recall de anúncios mais altas e com maior eficácia do que outras redes sociais. Segundo o estudo, a plataforma apresentou um ROI (retorno médio sobre investimento de mídia) 73% mais alto do que a média de outros canais digitais. Comparado aos meios offline, foi 80% superior.
Como as marcas podem se destacar no Tik Tok?
A presença no TikTok pode ser altamente benéfica às marcas, mas a questão-chave é como elas podem ser relevantes dentro da plataforma. O EBAC Talks, evento promovido pela Escola Britânica de Artes Criativas & Tecnologia, forneceu insights sobre como as marcas podem se destacar no TikTok.
O primeiro passo é entender a linguagem e a cultura da plataforma, como a necessidade de criar um conteúdo autêntico, autoral e envolvente que ressoe com a sua audiência. Feito isso, atente-se para as principais dicas:
Veredito: o Tik Tok é para todas as marcas?
Embora o Tik Tok ofereça oportunidades empolgantes para as marcas, e os número comprovam, é importante reconhecer que sua eficácia pode variar dependendo do setor, público e estratégia de conteúdo. Empresas que desejam explorar a plataforma, como uma mídia para alavancar a marca, devem fazer isso de maneira estratégica, criativa e autêntica.
Um exemplo são marcas que não necessariamente deveriam estar na plataforma, mas que a utilizam para expandir sua base de público. Um caso notável é o de algumas grifes, que historicamente direcionam seus esforços para um público mais maduro e com alto poder aquisitivo. No entanto, estão se adaptando ao TikTok como uma estratégia para atrair a atenção da nova geração.
A Cibra, cliente Grupo Printer, é outro case. A empresa de fertilizantes é uma das primeiras do setor do agronegócio a ingressar no TikTok. O primeiro vídeo, publicado em junho, alcançou 250 mil visualizações em apenas 24 horas e, ao final de uma semana, a empresa já havia conquistado mais de 7.200 seguidores. Atualmente, são mais de 65 mil.
A tendência reflete o entendimento de que o TikTok não é apenas para marcas orientadas para o público jovem, mas também oferece uma oportunidade valiosa para aquelas que querem conquistar novo público e se manter relevantes em um mundo em constante evolução.
Em resumo, o TikTok é uma mídia social promissora que está causando impacto na forma como as marcas conversam com o público. No entanto, o sucesso depende da capacidade de elas compreenderem a dinâmica da plataforma, além de se adaptarem à cultura de criação de conteúdos criativos e que tenham fit com a nova geração.
Vamos começar com os números, os melhores conselheiros na hora de desenvolver estratégias de marketing. O TikTok tem crescido exponencialmente em popularidade, conquistando uma base de usuários diversificada em todo o mundo. Segundo relatório da Business of Apps, a plataforma tem registrado 1,7 bilhão de usuários ativos mensais em 2023, incremento de 17% em relação a 2022, e deve atingir dois bilhões até o final de 2024. Relativamente à receita, gerou US$ 9,4 bilhões no exercício passado, aumento de 100% ano a ano.
Por aqui, dados da DataReportal revelam que o Brasil tem 82,2 milhões de usuários com 18 anos ou mais, número que nos coloca em terceiro lugar no ranking, atrás dos Estados Unidos, com 113,3 milhões, e da Indonésia, com 109,9 milhões.
Quanto aos hábitos, pesquisa do Opinion Box mostra que os brasileiros são bastante engajados no TikTok: 36% dos entrevistados responderam que acessam a plataforma pelo menos uma vez ao dia e 11% deixam o aplicativo o dia todo aberto. Dados ainda mais relevantes para as marcas:
- 41% utilizam o TikTok para acompanhar e curtir os vídeos de marcas e empresas que gostam.
- 68% conheceram produtos que nunca tinham visto pelo TikTok.
- 52% gostariam que as marcas que consomem utilizassem mais o TikTok.
Uma meta-análise da Nielsen mostrou que o TikTok pode trazer retornos significativos para as marcas, com taxas de recall de anúncios mais altas e com maior eficácia do que outras redes sociais. Segundo o estudo, a plataforma apresentou um ROI (retorno médio sobre investimento de mídia) 73% mais alto do que a média de outros canais digitais. Comparado aos meios offline, foi 80% superior.
Como as marcas podem se destacar no Tik Tok?
A presença no TikTok pode ser altamente benéfica às marcas, mas a questão-chave é como elas podem ser relevantes dentro da plataforma. O EBAC Talks, evento promovido pela Escola Britânica de Artes Criativas & Tecnologia, forneceu insights sobre como as marcas podem se destacar no TikTok.
O primeiro passo é entender a linguagem e a cultura da plataforma, como a necessidade de criar um conteúdo autêntico, autoral e envolvente que ressoe com a sua audiência. Feito isso, atente-se para as principais dicas:
- Descobrir a comunidade da marca.
- Interagir com os seguidores.
- Apostar na trilha sonora.
- Aproveitar as tendências.
- Adaptar o conteúdo para a plataforma.
- Inspirar cocriação.
Veredito: o Tik Tok é para todas as marcas?
Embora o Tik Tok ofereça oportunidades empolgantes para as marcas, e os número comprovam, é importante reconhecer que sua eficácia pode variar dependendo do setor, público e estratégia de conteúdo. Empresas que desejam explorar a plataforma, como uma mídia para alavancar a marca, devem fazer isso de maneira estratégica, criativa e autêntica.
Um exemplo são marcas que não necessariamente deveriam estar na plataforma, mas que a utilizam para expandir sua base de público. Um caso notável é o de algumas grifes, que historicamente direcionam seus esforços para um público mais maduro e com alto poder aquisitivo. No entanto, estão se adaptando ao TikTok como uma estratégia para atrair a atenção da nova geração.
A Cibra, cliente Grupo Printer, é outro case. A empresa de fertilizantes é uma das primeiras do setor do agronegócio a ingressar no TikTok. O primeiro vídeo, publicado em junho, alcançou 250 mil visualizações em apenas 24 horas e, ao final de uma semana, a empresa já havia conquistado mais de 7.200 seguidores. Atualmente, são mais de 65 mil.
A tendência reflete o entendimento de que o TikTok não é apenas para marcas orientadas para o público jovem, mas também oferece uma oportunidade valiosa para aquelas que querem conquistar novo público e se manter relevantes em um mundo em constante evolução.
Em resumo, o TikTok é uma mídia social promissora que está causando impacto na forma como as marcas conversam com o público. No entanto, o sucesso depende da capacidade de elas compreenderem a dinâmica da plataforma, além de se adaptarem à cultura de criação de conteúdos criativos e que tenham fit com a nova geração.