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Publieditorial ou Branded Content?Você sabe a diferença entre Publieditorial — ou matéria paga, como também é conhecido — e Branded Content — conteúdo de marca? Sim, são ferramentas de comunicação bem diferentes, e que podem fazer parte da estratégia de Marketing de Conteúdo da sua empresa.
Antes, vamos esclarecer o que é Marketing de Conteúdo. Atualmente, o conteúdo produzido ou patrocinado por uma empresa é muito utilizado e bem-sucedido no desafio de atrair clientes para as suas redes sociais ou site. Na verdade, são pessoas que chegam às suas páginas “fisgadas” pelo conteúdo relevante, viram leads e podem, no futuro próximo, tornar-se clientes. O conteúdo é um bem muito precioso, mas deve seguir um planejamento, alinhado ao plano de comunicação da marca.
Dito isso, vamos voltar às diferenças entre Publieditorial e Branded Content.
Branded Content é focado no público-alvo
O Branded Content é sempre um material relevante e útil para o público-alvo. Tem como foco o leitor ou espectador (quando se tratar de vídeo nas redes sociais, por exemplo). Nesse conteúdo, a empresa aparece muito pouco ou nem aparece, mas o tema abordado tem estreita ligação com seu mercado de atuação ou produtos/serviços.
Um dos objetivos é aumentar o reconhecimento daquela marca no seu setor. Ganhar autoridade, que é um passo muito importante para fidelizar e conquistar a confiança dos clientes atuais e futuros. Mas não é só isso.
Ao criar conteúdo relevante, o objetivo, indiretamente, é despertar no público o desejo de consumir uma tecnologia ou produto que são a especialidade da empresa, mas sem citar qualquer marca.
Por exemplo, com a chegada do inverno, conteúdo sobre a importância de redobrar os cuidados com a hidratação da pele, que pode ser patrocinado por um fabricante de cosméticos ou clínica dermatológica. Outro caso: como o sistema de compartilhamento de carro impacta a mobilidade urbana, produzido por locadora de veículos ou empresa de compartilhamento. Em qualquer um dos assuntos, a marca pode ou não ser citada.
E funciona. Dê um volta pelo YouTube e vai descobrir uma infinidade de canais que produzem e anunciam conteúdos que são realmente relevantes e úteis. Ajudam o público que assiste ao vídeo e, ao mesmo tempo, despertam o desejo na audiência de saber mais.
Embora algumas pessoas rotulem essa ação de “publicidade disfarçada”, isso não é verdade. É uma maneira mais complexa de se aproximar e iniciar um relacionamento com o público-alvo, podendo-se utilizar a estratégia em diversas plataformas ao mesmo tempo – nas redes sociais, nas páginas de um jornal ou revista e no blog da empresa, por exemplo.
Publieditorial é a empresa falando dela mesma
O Publieditorial tem perdido espaço para o Branded Content, mas não está morto e pode ser a estratégia mais assertiva em determinadas situações. Nele, o objetivo publicitário é explícito. Alguns possuem até a logomarca da empresa. O material é produzido para exaltar as qualidades da marca e dos seus produtos ou serviços, sem rodeios.
O Publieditorial atende perfeitamente àquelas empresas que querem falar do negócio o tempo todo, sem poupar elogios, para valer o investimento.
Normalmente, os veículos informam que o conteúdo é publicitário – muitas vezes, no alto da página/tela, está escrito Publieditorial ou Informe Publicitário. É a forma mais ética de informar ao leitor/espectador que é uma peça publicitária.
Uma das vantagens da estratégia é a relação com o público. Leitores/espectadores já confiam no conteúdo produzido por aquele veículo/rede social/site, o que indica que o publieditorial tem grande chance de ser considerado, enquanto propagandas podem ser facilmente ignoradas.

Agora que sabe as principais diferenças, você decide. Publieditorial ou Branded Content? Ou os dois?
Antes, vamos esclarecer o que é Marketing de Conteúdo. Atualmente, o conteúdo produzido ou patrocinado por uma empresa é muito utilizado e bem-sucedido no desafio de atrair clientes para as suas redes sociais ou site. Na verdade, são pessoas que chegam às suas páginas “fisgadas” pelo conteúdo relevante, viram leads e podem, no futuro próximo, tornar-se clientes. O conteúdo é um bem muito precioso, mas deve seguir um planejamento, alinhado ao plano de comunicação da marca.
Dito isso, vamos voltar às diferenças entre Publieditorial e Branded Content.
Branded Content é focado no público-alvo
O Branded Content é sempre um material relevante e útil para o público-alvo. Tem como foco o leitor ou espectador (quando se tratar de vídeo nas redes sociais, por exemplo). Nesse conteúdo, a empresa aparece muito pouco ou nem aparece, mas o tema abordado tem estreita ligação com seu mercado de atuação ou produtos/serviços.
Um dos objetivos é aumentar o reconhecimento daquela marca no seu setor. Ganhar autoridade, que é um passo muito importante para fidelizar e conquistar a confiança dos clientes atuais e futuros. Mas não é só isso.
Ao criar conteúdo relevante, o objetivo, indiretamente, é despertar no público o desejo de consumir uma tecnologia ou produto que são a especialidade da empresa, mas sem citar qualquer marca.
Por exemplo, com a chegada do inverno, conteúdo sobre a importância de redobrar os cuidados com a hidratação da pele, que pode ser patrocinado por um fabricante de cosméticos ou clínica dermatológica. Outro caso: como o sistema de compartilhamento de carro impacta a mobilidade urbana, produzido por locadora de veículos ou empresa de compartilhamento. Em qualquer um dos assuntos, a marca pode ou não ser citada.
E funciona. Dê um volta pelo YouTube e vai descobrir uma infinidade de canais que produzem e anunciam conteúdos que são realmente relevantes e úteis. Ajudam o público que assiste ao vídeo e, ao mesmo tempo, despertam o desejo na audiência de saber mais.
Embora algumas pessoas rotulem essa ação de “publicidade disfarçada”, isso não é verdade. É uma maneira mais complexa de se aproximar e iniciar um relacionamento com o público-alvo, podendo-se utilizar a estratégia em diversas plataformas ao mesmo tempo – nas redes sociais, nas páginas de um jornal ou revista e no blog da empresa, por exemplo.
Publieditorial é a empresa falando dela mesma
O Publieditorial tem perdido espaço para o Branded Content, mas não está morto e pode ser a estratégia mais assertiva em determinadas situações. Nele, o objetivo publicitário é explícito. Alguns possuem até a logomarca da empresa. O material é produzido para exaltar as qualidades da marca e dos seus produtos ou serviços, sem rodeios.
O Publieditorial atende perfeitamente àquelas empresas que querem falar do negócio o tempo todo, sem poupar elogios, para valer o investimento.
Normalmente, os veículos informam que o conteúdo é publicitário – muitas vezes, no alto da página/tela, está escrito Publieditorial ou Informe Publicitário. É a forma mais ética de informar ao leitor/espectador que é uma peça publicitária.
Uma das vantagens da estratégia é a relação com o público. Leitores/espectadores já confiam no conteúdo produzido por aquele veículo/rede social/site, o que indica que o publieditorial tem grande chance de ser considerado, enquanto propagandas podem ser facilmente ignoradas.

Agora que sabe as principais diferenças, você decide. Publieditorial ou Branded Content? Ou os dois?