CIBRA
Cibra é a 3ª Melhor Empresa Para Trabalhar na Bahia, segundo GPTW- Ranking avalia a cultura organizacional das empresas
- Neste ano, 51 organizações participaram do ranking Bahia e apenas 20 foram reconhecidas
- No evento de divulgação, o CEO, Santiago Franco, apresentou painel sobre boas práticas, desafios e conquistas para tornar a Cibra um Great Place to Work
A Cibra, uma das maiores e mais inovadoras companhias de fertilizantes do Brasil, é reconhecida como a 3ª Melhor Empresa para Trabalhar na Bahia, no tradicional ranking GPTW (Great Place To Work), na categoria médias empresas. A cerimônia de divulgação aconteceu em 17 de julho, no Fera Palace Hotel, em Salvador (BA).
Durante o evento, Santiago Franco, CEO da Cibra, participou de um painel ao lado de Luciana Amâncio, gerente regional de Recursos Humanos da Coca-Cola. Focado na relevância da área de RH, foram abordados temas como feedback, liderança, boas práticas, desafios e conquistas que contribuem para consolidar as empresas como GPTW.
O ranking reconhece as empresas a partir da metodologia que considera credibilidade, respeito, condições de trabalho, benefícios, remuneração, entre outros aspectos. Convidados pelo GPTW, especialistas do mercado avaliam as práticas e ações das organizações nos pilares eficácia da liderança, inovação, valores, confiança, maximização do potencial humano e movimento da liderança. Atualmente, a consultoria está presente em 97 países, onde realiza mais de 40 rankings nacionais, estaduais, temáticos e setoriais.
"Ser a 3ª melhor empresa para se trabalhar em nosso estado de origem é a validação da prática genuína dos nossos valores. Estamos comprometidos em valorizar e investir no desenvolvimento dos nossos talentos", celebra o CEO.
Sob o comando do executivo, em 10 anos, a Cibra saiu de R$ 70 milhões em faturamento para R$ 8 bilhões, crescendo acima da média do setor. Atualmente, é uma das empresas mais eficientes e inovadoras na área, com 13 unidades distribuídas pelo país e mais de 1.600 colaboradores.
Em junho, a Cibra inaugurou a segunda unidade greenfield da marca, em São Luís (MA), que ofereceu, inicialmente, 180 vagas. Em ascensão contínua, a meta da organização é atingir 5 milhões de toneladas de fertilizantes entregues em 2026.
Atenta à inovação e qualidade de vida, vale destacar que, em 2021, a empresa foi pioneira no agronegócio ao adotar o modelo WFA (Working From Anywhere), de forma definitiva para o time corporativo. "A decisão é um dos diferenciais para atrair profissionais qualificados, apresentar crescimento acima da média do setor e cultivar um legado que se perpetuará pelas próximas gerações", ressalta Cristina Oliveira, diretora de Gente da Cibra.
Além disso, tendo a Responsabilidade Social e Ambiental como um de seus valores, mais de 96% dos colaboradores são engajados em ações sociais com o programa Gente que Transforma, que tem como propósito apoiar comunidades, cuidar do meio ambiente e desenvolver jovens para o mercado de trabalho. Como um dos resultados, em 2023, a organização realizou a doação de mais de 22 toneladas de alimentos, beneficiando mais de 9 mil pessoas diretamente.
Sobre a Cibra
Há 30 anos no mercado, a Cibra é uma das maiores e mais inovadoras empresas de fertilizantes do Brasil. Com sede em Camaçari (BA), tem como sócios o grupo americano Omimex e a britânica Anglo American. A empresa atua em WFA - Work From Anywhere (trabalho remoto, sem escritório) para o time corporativo e tem 13 unidades fabris, com atividades de produção, importação, formulação e distribuição de fertilizantes nos principais estados agroprodutores do Brasil. Foi pioneira ao lançar o CibraCoin, o primeiro criptoativo do mundo vinculado a fertilizantes, e a primeira fabricante a oferecer e-commerce do produto, a CibraStore. Desde 2019, é certificada pelo GPTW – Great Place To Work –, como uma excelente empresa para se trabalhar. Em 2024, foi reconhecida como “18ª Melhor Empresa para Trabalhar do Agronegócio”.