CIBRA

Especialista da Cibra esclarece cinco mitos sobre o uso de fertilizantes


  • Empresa está comprometida com a segurança alimentar e a sustentabilidade

  • Desenvolvimento e qualidade da produção agrícola dependem do uso correto dos fertilizantes

  • Para cada tipo de cultura e de solo existe um manejo da adubação adequada


A Cibra, uma das maiores e mais inovadoras empresas de fertilizantes do Brasil, destaca a importância do uso responsável de fertilizantes para aumentar a eficiência agrícola e promover a sustentabilidade. Michel Esper, gerente de Produtos Agronômicos da Cibra, desmistifica conceitos e explica a necessidade de estratégias de aplicação adequadas, adaptadas às demandas específicas das plantas e do solo de cada região. “A abordagem personalizada ajuda a garantir que os fertilizantes contribuam para o aumento da produção de alimentos, essencial para combater a fome global,” afirma.



  1. Fertilizantes e defensivos são iguais?


É comum ouvir que fertilizantes e defensivos são o mesmo, porém, não são nem sinônimos. Os fertilizantes têm o objetivo de devolver ou corrigir os nutrientes no solo e fornecê-los para plantas. Já os defensivos são utilizados para combater problemas provocados por fungos, bactérias e insetos em geral.



  1. Quais são as principais diferenças entre fertilizantes minerais e orgânicos?


A grande diferença está na origem dos fertilizantes. Mas também existem algumas diferenças no tipo de manejo, por exemplo.


O fertilizante mineral apresenta alta concentração de nutrientes e liberação mais rápida, dependendo de sua formulação, solubilidade e interesse do produtor. Por isso, deve ser aplicado conforme a recomendação técnica, para evitar o excesso ou a deficiência de nutrientes, que podem afetar o crescimento das plantas. O fertilizante orgânico fornece também nutrientes para as plantas, mas em quantidades menores e com liberação mais gradual. Tanto os fertilizantes orgânicos quanto os minerais, devem ser aplicados e manejados com planejamento e acompanhamento técnico confiável, para que os nutrientes sejam disponibilizados no momento adequado.



  1. É melhor usar apenas um tipo de nutriente e/ou fertilizante?


Muitas pessoas acreditam ser melhor usar apenas um tipo de nutriente, como o nitrogênio, o fósforo ou potássio, para evitar o excesso de elementos no solo. No entanto, essa prática pode levar a desequilíbrios nutricionais nas plantas e na produção agrícola em sua totalidade. Afinal, nem sempre o solo precisa dos mesmos nutrientes ou da mesma quantidade.


O solo é um ecossistema complexo e a utilização de uma variedade de nutrientes e fertilizantes pode contribuir para manter o equilíbrio saudável. Por exemplo, a adição de micronutrientes pode ajudar a corrigir deficiências específicas do solo, enquanto as misturas de fertilizantes podem fornecer uma combinação equilibrada de nutrientes para as plantas.



  1. Fertilizantes fazem mal para a saúde?


Os fertilizantes são desenvolvidos para serem seguros para o uso em lavouras, regulamentados por agências governamentais para garantir a proteção dos alimentos e do meio ambiente.



  1. Fertilizantes são caros e inacessíveis?


Como todo produto, existem os mais caros e os mais baratos. No caso dos fertilizantes, existem opções acessíveis e eficazes disponíveis para agricultores de todos os portes. Muitos fornecedores oferecem fertilizantes a preços competitivos, permitindo que os agricultores comprem a quantidade adequada para seu manejo. Muitos programas governamentais também oferecem subsídios e assistência técnica, para ajudar os agricultores a adotarem práticas agrícolas mais eficientes e sustentáveis, incluindo o uso de fertilizantes.


No contexto global, no qual, aproximadamente, 50% da produção de alimentos depende diretamente do uso de fertilizantes, a Cibra reforça seu papel na promoção de práticas agrícolas que garantam segurança alimentar e respeito ao meio ambiente, e segue comprometida com o fornecimento de produtos e serviços que suportem os agricultores na produção sustentável e eficiente.


Sobre a Cibra 


Há 30 anos no mercado, a Cibra é uma das maiores e mais inovadoras empresas de fertilizantes do Brasil. Com sede em Camaçari (BA), tem como sócios o grupo americano Omimex e a britânica Anglo American. A empresa atua em WFA - Work From Anywhere (trabalho remoto, sem escritório) para o time corporativo e tem 13 unidades fabris, com atividades de produção, importação, formulação e distribuição de fertilizantes nos principais estados agroprodutores do Brasil. Foi pioneira ao lançar o CibraCoin, o primeiro criptoativo do mundo vinculado a fertilizantes, e a primeira fabricante a oferecer e-commerce do produto, a CibraStore. Desde 2019, é certificada pelo GPTW – Great Place To Work –, como uma excelente empresa para se trabalhar. Em 2024, foi reconhecida como “18ª Melhor Empresa para Trabalhar do Agronegócio” e como a “3ª Melhor Empresa para Trabalhar na Bahia”. 

Fotos

Michel Esper, gerente de Produtos Agronômicos da Cibra.
Michel Esper, gerente de Produtos Agronômicos da Cibra.

Mais recentes