HORSE
HORSE aporta R$ 200 milhões em novo projeto no BrasilInvestimento é para o lançamento do projeto de fundição de cabeçotes
O valor soma-se aos R$ 100 milhões que já foram investidos para a produção do motor Turbo 1.3 HR13
A nova instalação de produção localiza a cadeia de suprimentos de cabeçotes para os motores turbo flex fuel HR10 e HR13 da HORSE
A linha de produção está prevista para produzir 210.000 cabeçotes anualmente e criar 60 empregos até 2026
Horse é uma divisão da HORSE Powertrain Limited, líder global em soluções híbridas e de combustão com 17 plantas e 5 Centros de P&D
11 de setembro de 2024 - A HORSE Brasil, uma das líderes em inovação e tecnologias de baixo impacto ambiental no setor automotivo, anuncia um investimento de R$ 200 milhões em uma nova linha de produção de última geração para fundir cabeçotes de motores de alumínio em sua planta de São José dos Pinhais, no Paraná.
Essa nova instalação usará um processo de fundição por gravidade para produzir cabeçotes para os motores flex fuel de 1.0 litro (HR10) e 1.3 litro (HR13) da empresa. Com previsão de produzir 210.000 cabeçotes anualmente, a HORSE criará 60 empregos permanentes. A nova linha está prevista para entrar em operação total em outubro de 2026.
"Ao investir R$ 200 milhões na produção de cabeçotes, em São José dos Pinhais, estamos comprometidos com o aumento da localização da cadeia de suprimentos para nossos motores. Essa nova linha mantém os métodos de fundição mais sustentáveis da indústria, com aterro zero e baixo consumo de energia. Isso sinaliza nosso compromisso com a América Latina e com processos de última geração em grande escala”, afirma Antonio Vaz, Diretor Global de Engenharia de Processos da HORSE.
Pioneirismo em novos processos
A nova linha de São José dos Pinhais será a primeira da HORSE no mundo a usar fundição por gravidade para a produção de cabeçotes. A fundição por gravidade é um processo de alta eficiência, garantindo padrão elevado das características mecânicas e metalúrgicas.
Impulsionando motores de nova geração
A nova linha produzirá cabeçotes para os motores turbo HR10 e HR13 da HORSE. Adaptados às necessidades únicas do mercado sul-americano, tanto o motor HR10 de 3 cilindros e 1.0 litro quanto o HR13 de 4 cilindros e 1.3 litro podem funcionar com gasolina e etanol, apoiando o uso de biocombustíveis na América Latina. A HORSE produz o modelo HR10 desde janeiro deste ano em sua planta de São José dos Pinhais, enquanto a produção do HR13 iniciará em novembro de 2024.
Os motores utilizam um cabeçote em forma de delta para reduzir massa e espaço, baixar o centro de gravidade e melhorar a gestão térmica do motor. Os coletores de escape são fundidos diretamente no cabeçote para uma resposta do turbo mais rápida e torque excepcional em baixas rotações.
Investimento em novo motor
Este novo investimento se soma ao aporte de R$ 100 milhões, feito em novembro de 2023, para produzir o motor HR13 em São José dos Pinhais. O modelo Turbo Flex 1.3 HR13 tem potência máxima de 170 cv e torque máximo de 270 Nm a apenas 1.600 rpm.
"Estes investimentos reconhecem a importância crescente do Brasil para a HORSE e para a indústria automotiva global. Isso nos ajudará a otimizar nossa cadeia de suprimentos e reforçar ainda mais o papel do Brasil como um centro de inovação automotiva", destaca Wesley Palma, Diretor de Operações da HORSE Curitiba.
Projetado para oferecer desempenho superior e eficiência energética, alinhando-se às exigências rigorosas do mercado automotivo brasileiro, o motor 1.3 Turbo poderá ser abastecido tanto com gasolina quanto com etanol.
Uma peça-chave para atender à demanda crescente por soluções de mobilidade mais limpas e eficientes, o HR13 é compatível com o Proconve L7 (equivalente ao Euro6d) e já está no processo de certificação para os futuros e rigorosos padrões L8.
“Este investimento reflete nossa dedicação em oferecer tecnologias avançadas, responsáveis, sustentáveis e inclusivas que atendem as necessidades do mercado local”, completa Palma.
Sobre a HORSE
A HORSE é uma fornecedora global de soluções inovadoras para sistemas de propulsão. A empresa acredita que não existe uma solução única para a mobilidade sustentável e, por isso, está investindo em tecnologias que apoiarão a indústria automotiva e outros setores que necessitam de geração de energia em sua transição para um futuro sustentável. Com décadas de conhecimento industrial, a HORSE desenvolve, produz e fornece sistemas de propulsão altamente eficientes, como os totalmente híbridos, híbridos plug-in e motores de combustão interna, além de tecnologias de ponta (motores, caixas de câmbio, sistemas híbridos completos e plug-in e baterias).
A HORSE emprega mais de 9.000 pessoas em sete países, com sede em Madri, Espanha, e possui oito fábricas e três centros de P&D ao redor do mundo (Argentina, em Córdoba; Brasil, em Curitiba; Chile, em Los Andes; Portugal, em Aveiro; Romênia, em Bucareste, Mioveni e Titu; Espanha, em Sevilha e Valladolid; e Turquia, em Bursa, em parceria com a Oyak).
A HORSE é uma divisão da HORSE Powertrain Limited, líder mundial em soluções de propulsão híbrida e de combustão. Com sede em Londres, Reino Unido, a empresa emprega 19.000 pessoas globalmente, distribuídas por 17 fábricas e cinco centros de P&D. A HORSE Powertrain Limited foi oficialmente criada em 31 de maio de 2024, com o Grupo Renault e a Geely detendo cada um 45% da empresa, e a Aramco detendo os 10% restantes.