Yamaha
Yamaha fortalece apoio à educação e inovação ao patrocinar Fórmula SAE BRASIL 2024- Competição, que comemora 20 anos, oferece aos estudantes de engenharia a oportunidade de aprender, na prática, como desenvolver um carro tipo Fórmula
- Evento será realizado no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA-SP), de 31 de julho a 4 de agosto
Com intuito de fortalecer apoio à educação e inovação no setor automobilístico, a Yamaha Motor do Brasil, pioneira na fabricação de motocicletas no território nacional, anuncia patrocínio para a 20ª edição da Fórmula SAE BRASIL 2024, competição que oferece aos estudantes de engenharia a oportunidade de aplicar conhecimentos teóricos na prática, desenvolvendo um carro tipo Fórmula.
O evento será realizado no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), em Piracicaba (São Paulo), entre os 31 de julho e 4 de agosto. Esta edição contará com a participação de mais de mil estudantes de engenharia, vindos de 58 instituições de ensino superior, incluindo 54 brasileiras e quatro estrangeiras, representando o Chile, Peru, México e Venezuela.
Durante três dias de evento, os carros passam por provas estáticas e dinâmicas, avaliando a performance de cada projeto na pista, assim como as apresentações técnicas das equipes, que inclui projeto, custo, e uma apresentação de marketing. As equipes brasileiras vencedoras poderão representar o país na competição mundial da SAE International nos Estados Unidos.
"Estamos orgulhosos de reforçar nosso compromisso com a educação e inovação ao oferecer apoio a esta tradicional competição que incentiva os alunos a desenvolver habilidades fundamentais para o setor automotivo", destaca, Afonso Cagnino, gerente de Relações Institucionais e Comunicação da Yamaha.
Além do patrocínio ao evento, a Yamaha fornece suporte à equipes competidoras. No Fórmula combustão, a empresa patrocina, com motores e peças de reposição, as equipes Poli Racing (Escola Politécnica da USP – Universidade de São Paulo), em São Paulo (SP), e FSAE Unicamp (Unicamp – Universidade Federal de Campinas), em Campinas (SP).
Na modalidade elétrica, a organização apoia, com peças, a equipe E-Cactus (UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido), que desenvolve seu veículo elétrico em Mossoró (RN).
Fernando Novaes, capitão da FSAE Unicamp, destaca a importância do apoio de patrocinadores e como a competição oferece oportunidade para o desenvolvimento de habilidades técnicas e interpessoais. "Patrocínios, como o da Yamaha, são importantes para garantir a boa performance e a confiabilidade do projeto. Sem esse suporte, as despesas poderiam limitar nosso progresso e impactar a apresentação geral do carro. As habilidades técnicas adquiridas, como calibração de motores, utilização de softwares CAD e CAE, e processos de manufatura, incluindo usinagens e solda, são fundamentais para o futuro profissional dos alunos. Além disso, a experiência em lidar com tarefas relacionadas a patrocinadores, prospecção e relações públicas, também contribui para a carreira.”
Frederico Gregório, capitão da E-Cactus, explica que um dos principais desafios da equipe para desenvolver um carro elétrico, é estar em Mossoró (RN), longe de grandes centros urbanos. "Pelo fato de estarmos distantes da maior parte dos fornecedores, um dos maiores problemas que encontramos é, justamente, a obtenção de materiais essenciais para construção do veículo. Isso explica, em parte, por que a nossa equipe é a única no estado e há apenas três na categoria elétrica no Nordeste. Nesse sentido, a parceria com a Yamaha desempenha papel crucial, proporcionando peças de extrema qualidade e eficiência ao projeto, e trazendo motivação aos membros da equipe."
Matheus Peres, capitão da Poli Racing, enfatiza a parceria pioneira com a Yamaha, iniciada em 2012. "Ao longo desses 12 anos, o apoio da companhia tem sido primordial, já que, sendo um projeto estudantil, todos os recursos, financeiros e técnicos, são desenvolvidos internamente. Com a parceria, garantimos peças de reposição e assistência técnica para resolver os desafios que enfrentamos."
Carros
Os carros Fórmula SAE a combustão têm motores de quatro tempos e capacidade volumétrica máxima de 710 cm³. Os elétricos são alimentados a partir de baterias de até 600 volts, com autonomia de pelo menos 22 km e potência para alcançar velocidade superior a 100 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 3.7s. Na competição, a recarga das baterias é realizada em carga lenta, em área com alto nível de segurança.
História
A Fórmula SAE surgiu nos Estados Unidos, em 1981. Além do Brasil e dos Estados Unidos, as competições de veículos a combustão são realizadas na Alemanha, Austrália, Áustria, Espanha, Hungria, Inglaterra, Itália e Japão. O Brasil ingressou no circuito em 2004, com o objetivo de fomentar nos estudantes de graduação e pós-graduação de engenharia a especialização técnica em veículos de alto desempenho, de acordo com as regras definidas pela SAE International. As competições de veículos na categoria elétrica são realizadas na Alemanha, Austrália, Inglaterra e Itália, além do Brasil e Estados Unidos.
20ª Competição Fórmula SAE BRASIL Data: 31 de julho (quarta-feira) a 4 de agosto (domingo).
Local: Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA).
Endereço: Rodovia SP 135, Km 13,5 – Tupi, Piracicaba– SP.
Mais informações: https://saebrasil.org.br/programas-estudantis/formula-sae-brasil/
Sobre a Yamaha
A Yamaha iniciou as operações no Brasil em 1970, inaugurando a primeira fábrica da empresa fora do Japão. Atualmente, a companhia tem uma presença global em mais de 200 países, contando com uma equipe de 54 mil colaboradores. No mercado local, a corporação mantém uma rede com cerca de 559 concessionárias, empregando mais de 4 mil funcionários diretos. A sede administrativa do grupo está localizada no complexo Cidade Jardim, na capital paulista. O centro logístico e o laboratório de tecnologia estão situados em Jandira, na Grande São Paulo, enquanto o centro de treinamento está estabelecido no complexo Imigrantes, em Diadema (SP). Além disso, em Manaus (AM), estão os 17 galpões fabris distribuídos em uma área construída de 125 mil metros quadrados. O Grupo Yamaha Motor do Brasil é composto por oito empresas: Yamaha Motor do Brasil, Yamaha Motor da Amazônia, Banco Yamaha Motor do Brasil, Yamaha Administradora de Consórcio, Yamaha Motor do Brasil Corretora de Seguros, Yamaha Motor Componentes da Amazônia, Yamaha Motor do Brasil Logística – Yamalog e Yamaha Motor do Brasil Serviços e Participações.